Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
08/08/2018
COMPARTILHAR NOTÍCIA

CAPACITAÇÃO SOBRE ZOONOSES PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E PROFISSIONAIS DA UNIDADE DE SAÚDE

...

   Aconteceu no dia 25 de julho, nas dependências da UBS - Centro, uma capacitação sobre zoonoses para os Agentes Comunitários de Saúde e profissionais da Unidade. Este trabalho se desenvolveu em parceria com a Secretaria de Saúde de Ipê e a Faculdade de Veterinária da FAMur (Faculdade Murialdo) de Caxias do Sul. Na oportunidade as Professoras Fernanda e Maíra explanaram informações sobre raiva, teníase, cisticercose e toxoplasmose por serem assuntos relevantes e carentes de informação para a população e com incidência aumentada nos últimos anos.
   As zoonoses são doenças comuns e transmissíveis entre animais e humanos, seja por contágio direto ou através de um fluido corporal (urina, saliva, fezes) ou de um intermediário, como é o caso dos mosquitos e outros insetos. As zoonoses são transmitidas pelos animais através de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros diversos microrganismos.
Também é possível contrair algumas zoonoses no consumo de alimentos de origem animal que não tenha os devidos controles sanitários ou ao ingerir frutas e legumes maus lavados.
   A estratégia mais eficaz para reduzir os casos de raiva é a vacinação dos animais. A vacina é, portanto, altamente recomendada para cães e gatos.
   Desta forma, realizar-se-á no dia 25 de agosto pela parte da manhã no centro de Ipê, e no interior do município em Vila São Paulo e Vila Segredo uma ação de vacinação intensiva contra raiva para caninos e felinos. Esta ação em saúde será desenvolvida pela Faculdade Murialdo com o objetivo de vacinar cães e gatos do município.
   A raiva é uma infecção transmitida pelos animais (principalmente o cachorro) ao ser humano pelo contato com a saliva do animal infectado durante uma mordida ou um arranhão profundo. Ela é responsável por 55.000 mortes por ano no mundo.
   Em caso de mordida de animais (domésticos), este deve ser observado por até 7 dias. Além disso, a ferida deve ser limpa imediatamente, com água e sabão e procurar, imediatamente, uma unidade de saúde.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé