Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
27/04/2016
COMPARTILHAR NOTÍCIA

PROJETO DE HISTÓRIA E ARTES

O projeto desenvolvido desde abril de 2015 apresentou como foco a evolução do pensamento humano expresso pelas artes. Foi realizado um paralelo entre a Arte Rupestre, a mais antiga forma de expressão artística humana e o Grafite, considerada a exterio...

   Aconteceu em março de 2016, na Escola Leonel de Moura Brizola, a pintura em grafite do muro lateral interno, em culminância do projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de história e artes, ministrado pelas professoras Andressa Giácomo e Josmari Masieiro.
   O projeto desenvolvido desde abril de 2015 apresentou como foco a evolução do pensamento humano expresso pelas artes. Foi realizado um paralelo entre a Arte Rupestre, a mais antiga forma de expressão artística humana e o Grafite, considerada a exteriorização artística urbana do homem contemporâneo. No caso da arte Rupestre, os desenhos eram representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo ao ar livre. Demonstravam desde fatos ocorridos durante o dia a dia até planos de caça feitos pelo homem das cavernas. Eram desenhos principalmente de animais selvagens, linhas, círculos e espirais. Já na arte do Grafite, podem-se perceber as imagens não só como uma forma de lazer, mas também uma expressão do cotidiano vivido ou não pelo artista. Grafite é o nome dado às inscrições feitas em paredes, existentes desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como uma mera contravenção, atualmente o grafite é considerado forma de expressão das artes visuais, mais especificamente, da “street art” ou arte urbana.
   Nesse contexto foram convidados dois grafiteiros, Willian Grapilha e Ariel Quintanilha, que juntamente com as professoras e alunos desenvolveram a pintura dos muros nas dependências da Escola.


Textos realizados pelos alunos do 9º ano mostrando uma avaliação de quem estava de fora do projeto desenvolvido.
 
A evolução
   Vivemos em uma sociedade onde a maioria das pessoas se expressa por imagem, seja ela para demonstrar afeto, raiva ou indignação. Estamos cercados por imagens seja ela em uma propaganda em beira de estrada, em um muro ou na sua memória.
   O desenho existe desde a pré-história onde o ser humano usava a pintura rupestre para mostrar o que caçou ou algo diferente que havia acontecido em seu dia. Com a evolução das imagens e desenhos foram surgindo à vontade de retratar um momento, então se criou a câmera fotográfica.
   Antigamente as fotografias eram tiradas com as pessoas sérias, quando a tecnologia avançou começaram as selfs aonde as pessoas deixaram de ser sérias e começaram a fazer caretas.
   Os desenhos assim como as fotografias também evoluíram até chegar ao grafite uma forma mais moderna de expressão artística.
   A E.M.E.F. Leonel de Moura Brizola retratou isso em seu muro, tentou pegar um pouco de cada disciplina, algo bem criativo. Isso fez parte de um projeto envolvendo os alunos dos 6º anos, o projeto teve início em abril de 2015 e encerrou em março de 2016.
   Achei a ideia bem criativa e muito interessante, e acho que deveriam acontecer mais projetos assim aonde os alunos se envolvam e participem da vida escolar.

Aluna: Brenda Venturim de Oliveira, 9º ano
Professora orientadora: Adriane Magro Xavier


 
A evolução do desenho
   Há anos atrás, os desenhos eram representados através de textos ou palavras, mas os textos não representavam muito bem todos os detalhes da imagem, assim ficava difícil para as pessoas entenderem e muitas vezes imaginavam errado aquilo que estava sendo expressado no texto.
   Os tempos evoluíram e foram surgindo novos meios de desenhar, como o papel e o lápis, assim as pessoas expressaram melhor e podiam interpretar a imagem, de acordo com seu conhecimento de mundo.
   Outro meio de desenho que foi criado foi o grafite, que é o nome dado a pinturas feitas em áreas externas e está sendo muito usado hoje em dia, como exemplo a minha escola Leonel de Moura Brizola, que realizou um projeto com as professoras Andressa e Josmari, nas disciplinas de Artes e História junto com a turma do 6º ano.    Esse projeto iniciou em 2015 e teve sua conclusão em 2016 com uma culminância muito interessante e linda, onde dois profissionais em grafite junto com os alunos coloriram o muro interno da escola com imagens representando a evolução do desenho através dos conteúdos de cada matéria escolar.
   O muro ficou muito bonito, tem o símbolo da nossa Escola, o sistema solar, fórmulas matemáticas, a evolução do homem, a árvore de ipê, enfim, várias representações que deixaram a Escola com mais vida, alegria.

Aluna: Natacha Santos Machado, aluna do 9º ano
Professora orientadora: Adriane Magro Xavier

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé