A Secretaria de Saúde realiza um novo mutirão para cirurgias de cataratas.
As cirurgias serão realizadas junto a Fundação Hospital Municipal Schlatter, de Feliz, entre os meses de junho e julho e irão beneficiar 35 pessoas.
O mutirão compreende 27 cirurgias de Facoemulsificação (catarata), 07 cirurgias de Pterígio, 01 cirurgia de Cisto OS
Para a Secretária de Saúde, Elizandra Bressan Candiago, a realização dessas cirurgias é a concretização de mais uma conquista, já que este é o terceiro mutirão de cataratas realizados na gestão.
As cirurgias irão proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos ipeenses e é um dos compromissos dessa gestão, a prioridade com a saúde pública no município.
Todas as cirurgias realizadas serão custeadas com recursos próprios do município, através da gestão transparente, responsável e eficiente dos recursos públicos.
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos oftalmológicos mais conhecidos, que envolve a substituição do cristalino por um artificial, evitando uma possível cegueira.
Nesse sentido, para você ter uma ideia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 28,7% dos brasileiros com mais de 60 anos sofrem da doença.
No entanto, uma análise feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que dos mais de 33,6 milhões de casos de perda de visão, por volta de 45% dos casos são causados devido a catarata.