A vacinação é obrigatória para bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses....
Iniciou-se no dia 1º de novembro, e se estende até o dia 30 deste mês, a segunda etapa da vacina contra a febre aftosa no Estado. A vacinação é obrigatória para bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade e tem por objetivo a proteção do rebanho gaúcho contra essa doença grave.
Todos os proprietários de animais deverão comprovar a aquisição da vacina, levando a nota de compra na inspetoria veterinária de sua cidade.
Devido a sobra da última campanha, a Prefeitura de Ipê está fazendo a distribuição das doses para produtores que se encaixam no PRONAF e que tenham até 10 cabeças. A distribuição está sendo feita por ordem de chegada e enquanto houver estoque.
Quem não realizar e comprovar a vacinação do rebanho, no período estabelecido pela Secretaria da Agricultura Pecuária e Irrigação - SEAPI/RS será autuado conforme determinação do Decreto Estadual 52.434/2015 e terá sua propriedade interditada até a regularização.
Na última campanha, o Governo do Estado subsidiou as doses da vacina, através do PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, para produtores que tinham até 10 cabeças no total. Este ano não haverá calendário, ou seja, o governo do Estado não comprou as vacinas.
Fonte: Grupo Solaris de Comunicação com informações da assessoria de comunicação