Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
18/06/2021 Secretaria de Saúde e Assistência Social
COMPARTILHAR NOTÍCIA

USO CORRETO DA MÁSCARA É O PRINCIPAL ALIADO NA PROTEÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

É de fundamental importância escolher o tipo correto da máscara e usá-la adequadamente, cobrindo totalmente o nariz e a boca, além de seguir as recomendações de distanciamento social e uso do álcool em gel nas mãos.

A máscara vai proteger o principal mecanismo de transmissão do vírus, que é a gotícula. Quando colocamos esta barreira física (máscara) no nariz e na boca, conseguimos reter na parte interna boa parte das gotículas quando falamos, tossimos e respiramos. Assim, diminuímos de forma significativa a troca destas gotículas entre as pessoas.

As máscaras N95 ou PFF2 têm sido as mais recomendadas por especialistas. Ela possui poder de filtragem maior do que as cirúrgicas e é considerada um Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Elas cobrem totalmente o nariz e boca de forma muito mais ajustada e "firme" ao rosto. Além de reter as gotículas, ainda protegem os usuários dos aerossóis, que são partículas minúsculas que ficam suspensas no ar por alguns minutos.

O uso das máscaras, aliadas às demais medidas de prevenção, é fundamental neste momento em que o sistema de Saúde está sobrecarregado. 👐🏻Somente a colaboração da população e o avanço do processo de vacinação contra a covid-19 serão capazes de ajudar a superar a pandemia.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé