Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
22/05/2023 Secretaria de Saúde e Assistência Social
COMPARTILHAR NOTÍCIA

SMS DE IPÊ ALERTA SOBRE ALTA CIRCULAÇÃO DE H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica faz alerta sobre a circulação mais intensa de Influenza H1N1 - a mesma cepa que originou a epidemia de gripe em 2009.

Este aumento vem se observando desde o final do ano de 2022 e mais intensificado neste período atual.
A cepa H1N1 historicamente causa mais prejuízos à saúde em comparação aos outros subtipos de influenza. Dentre os casos de hospitalização por influenza já registrados até agora, 36% são maiores de 60 anos e 19% são crianças, ambas faixas contempladas originalmente na campanha. Ao todo, a soma já chega a 25 óbitos por gripe no Rio Grande do Sul em 2023.
Este alerta intensifica a importância de vacinação contra a influenza, principalmente dos grupos prioritários como idosos, crianças, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais, especialmente cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, imunossupressão, dentre outros. Também segue recomendada a vacina àqueles grupos mais expostos ao vírus em suas ocupações, como os profissionais da saúde, professores e caminhoneiros.
Disponível em todas as unidades de saúde do município, a vacina trivalente contra o vírus influenza continua sendo a melhor alternativa para evitar formas graves da infecção. Popularmente conhecida como “vacina da gripe”, o imunizante contém anticorpos que estimulam a proteção a três cepas principais: A-H1N1, A-H2N3 e B.
A vacinação contra a gripe/influenza está disponível em todas as unidades de saúde do município de segunda a sexta-feira das 08h às 11:45h e das 13h às 17h e aos sábados, pela manhã, na UBS Centro.
Quanto mais pessoas vacinadas, menor a circulação do vírus. Vacine-se!

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé