19/09/2018

SETEMBRO AMARELO: MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

...

Como forma de marcar o início do período que tem por objetivo chamar a atenção sobre a necessidade de prevenção sobre o suicídio, conhecido como SETEMBRO AMARELO, no dia 29 de Agosto, na Unidade Básica de Saúde do Centro do Município de Ipê, foi realizado uma palestra com a equipe de Agentes Comunitários de Saúde e Enfermagem. Através de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, estabeleceu-se uma parceria com o Centro de Referência de Assistência Social onde o Psicólogo Néverton Orofino d’Ávila foi responsável pela explanação de temas relacionados ao suicídio.
      Dados mundiais indicam que acontece um suicídio a cada 40 segundos, totalizando cerca de 1 milhão de suicídios ao redor do mundo. O intervalo de tempo entre as tentativas de tirar a própria vida são ainda menores: uma a cada três segundos. Já no Brasil, ocorre um suicídio a cada 45 minutos. Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), a faixa etária mais afetada pelo problema é a mais jovem, de 15 a 29 anos, onde é a terceira causa de morte. Entre as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, o suicídio é a sétima causa de morte.
O suicídio tem como principais fatores de risco o histórico de suicídio (pessoal e familiar) e transtornos mentais, destacando-se a depressão, transtorno bipolar e transtornos relacionados com o uso e abuso de álcool e drogas.
      A Depressão, Desamparo, Desesperança e Desespero (sinais conhecidos como 4D) são sinais que podem ser percebidos em pessoa que podem indicar uma ideação suicida. Nestes casos, é fundamental que a família e amigos busquem uma ajuda especializada junto aos profissionais da Equipe de Saúde e/ou Assistência Social, além dos serviços especializados por telefone, como por exemplo, o telefone 188 (atendimento gratuito e especializado disponível 24hs por dia)
          Dar atenção e escutar o indivíduo que está considerando cometer o suicídio é uma atitude fundamental. “Quanto mais as pessoas falarem sobre o suicídio, menos suicídios ocorrerão”.