09/03/2016

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ADERE AO PROGRAMA UNIÃO FAZ A VIDA

O Programa União Faz a Vida tem objetivo de vivenciar e construir valores de cidadania e de práticas de educação cooperativa em âmbito escolar e é uma parceria das prefeituras com a Cooperativa de Crédito Sicredi. O município de Ipê é o sétimo município a aderir ao projeto, que não tem custos para a prefeitura, pois é feito através dos professores e alunos da rede municipal de ensino, podendo também, as escolas estaduais aderirem ao projeto.
Através de uma metodologia própria, o programa trabalha a pedagogia de projetos, fazendo do aluno o protagonista do trabalho. Ou seja, o aluno, dentro da sala de aula, com o seu professor, vai olhar para o entorno da escola e analisando o que ele precisa trabalhar para melhorar a comunidade escolar.
Para acompanhar os trabalhos, os professores recebem assessoria pedagógica da Faculdade Ideal, de Getúlio Vargas e do Sicredi, além de um coordenador no município para orientar aas escolas.
Cada escola, ou cada turma, poderá elaborar seu projeto, que pode ser de qualquer tema de interesse dos alunos. Podendo ser de leitura, reciclagem de lixo, ambientais, de sustentabilidade, de produção rural, cidadania, em fim, o tema que a classe ou aluno demonstrarem interesse.

Fonte: Ronei Marcilio (Jornalista-Reg. Nº 17.967/RS MTE) – Grupo Solaris de Comunicação