23/10/2017

PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA

Profissionais da área da Saúde e da Educação estão visitando as escolas do município para realizar ações do Programa Saúde na Escola....

A Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação está realizando o Programa de Saúde na Escola. Com a participação das Escolas Municipais e Estaduais, os profissionais da Saúde e da Educação estão visitando as escolas para realizar as 12 ações que foram aderidas no Programa. Algumas ações já foram feitas durante o ano. Participa destas ações professores, médica, enfermeiras, técnica de enfermagem, agentes de saúde, fonoaudióloga e nutricionista.
As ações são:
1. Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti;
2. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
4. Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;
5. Prevenção das violências e dos acidentes;
6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
7. Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
8. Verificação da situação vacinal;
9. Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Durante esta semana serão realizadas as mesmas ações nas escolas de Vila Segredo e São Paulino.