Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
22/10/2015
COMPARTILHAR NOTÍCIA

PROFESSORES DEBATEM A BASE NACIONAL COMUM

No dia 20 de outubro os professores da Rede Municipal de Educação de Ipê estiveram reunidos para estudarem e opinarem sobre a Base cumprindo assim com a meta 7 do Plano Nacional de Educação....

   A BASE NACIONAL COMUM é o documento que detalha o que precisa ser ensinado aos estudantes nas escolas de todo o País em Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza. A Base Comum está prevista na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e no Plano Nacional de Educação recentemente aprovado.
   Para a definição de quais conteúdos a ensinar e do que é desejado que todos os alunos saibam em cada série, o MEC reuniu pesquisadores, formadores de professores e representantes de associações como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Ainda, cada Estado contribuiu enviando a este grupo de estudos documentos contendo suas bases. O texto preliminar foi elaborado por 116 especialistas de 35 universidades, sob coordenação do MEC e foi apresentado em 16 de setembro para conhecimento e discussão.
   Após a versão do documento foi apresentada aos Secretários municipais de Educação que levaram aos professores de sua rede para ser discutido.
   Com a base comum se cumprirá a meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) - fomentar a qualidade da Educação Básica, do fluxo escolar e da aprendizagem. A lei determina que até junho de 2016 ela seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação.
   No dia 20 de outubro os professores da Rede Municipal de Educação de Ipê estiveram reunidos para estudarem e opinarem sobre a Base cumprindo assim com a meta 7 do Plano Nacional de Educação. A lei determina que até junho de 2016 ela seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação. A proposta está agora aberta para sugestões via internet. Depois, será submetida a uma consulta pública antes de ser redigido o texto final.
   Assim Ipê está cumprindo com seu papel e contribuindo para que a educação seja o caminho para um futuro melhor.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé