Primeira etapa da vacinação contra aftosa acontece de 1º a 31 de maio
Atenção: neste ano a dosagem foi reduzida...
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul em 2019 ocorrerá de 1º a 31 de maio, conforme programação da Secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
Conforme o Departamento de Defesa Agropecuária da Seapdr, este ano a vacina contra a febre aftosa teve alteração na formulação, com redução na dosagem de aplicação de 5ml para 2ml. A vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (o tipo C foi removido). As opções comercializadas agora serão de 15 e 50 doses. A composição do produto também foi modificada com a finalidade de diminuir as reações vacinais (nódulos).
Os produtores devem comprar as doses necessárias para a vacinação de seu rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela Seapdr para a comercialização da vacina contra a febre aftosa. Em seguida, deverão comprovar a vacinação através da apresentação da nota fiscal de compra e declaração do quantitativo de animais vacinados nas inspetorias ou escritórios de Defesa Agropecuária. O prazo máximo para a comprovação da vacinação é até o dia 07 de junho. Quem não comprovar a vacinação será autuado e terá a propriedade interditada até a regularização dos procedimentos.