30/10/2018

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO É APROVADO

...

No dia 24 de outubro, aconteceu na Câmara de Vereadores de Ipê, a Audiência Pública que apresentou, debateu e aprovou o Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Ipê. O PMSB contempla os quatro eixos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem pluvial. A partir da realização de um diagnóstico do saneamento básico do Município de Ipê, verificando as deficiências e necessidades com a comunidade da sede e do interior, pode-se planejar objetivos e diretrizes de curto, médio e longo prazo pelos próximos 20 anos, com atualização a cada quatro anos.
   Além da importância de estabelecer metas para o setor, o Plano Municipal de Saneamento Básico é importante porque permite o acesso a recursos federais na área de saneamento. O PMSB foi desenvolvido pelos Comitês Executivo e de Coordenação formados por funcionários públicos e membros da sociedade civil, com o apoio técnico do Sistema de Apoio ao Saneamento Básico – SASB da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e apoio financeiro da Fundação Nacional da Saúde – FUNASA.