01/11/2022 Secretaria de Saúde e Assistência Social

ORIENTAÇÕES SOBRE AS FLORES NOS CEMITÉRIOS - FINADOS

A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social orienta sobre os cuidados que devemos ter em relação as flores deixadas no cemitério, em especialmente na data dos finados.

Com a proximidade da data, identificamos a necessidade de ressaltarmos e lembrarmos alguns cuidados essenciais para evitarmos o acumulo de água parada nos túmulos e jazigos do cemitério, com a finalidade de evitarmos a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município.
Seguem algumas orientações:
➢ Não deixar vasos de flores com pratos no local a não ser que estejam furados;
➢ Furar o plástico envolto nas flores para escoar água e assim evitar o acúmulo dela;
➢ Eliminar vidros, garrafas ou qualquer objeto que possa reter água;
➢ Manter os túmulos limpos.
Anualmente posterior a data de finados, realizamos o mutirão de limpeza nos cemitérios municipais de Ipê, retirando todo e qualquer objeto que propicie a criação do mosquito Aedes aegypti, na última ação realizada em novembro 2021, foram recolhidos 13 sacos de lixo com os resíduos deixados no local.
Quinzenalmente também é realizada a inspeção no cemitério do centro de Ipê (zona urbana) com intuito de eliminar focos de reprodução do mosquito.
Contamos com a conscientização da comunidade ipeense.