A Devoção no Brasil
A devoção à Nossa Senhora de Caravaggio foi trazida para o Brasil quando, em 1879, no Rio Grande do Sul, foi construído um oratório, que logo se tornou uma capela. A princípio, queriam que fosse dedicada à Nossa Senhora do Loreto, mas por não ter essa imagem, foi emprestado um quadro com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, trazido da Itália.
Em 1885, foi feita uma estátua de Nossa Senhora de Caravaggio e foi colocada no altar do Santuário. A imagem foi feita pelo artista plástico conhecido como Stangherlin, em Caxias do Sul/RS. A estátua foi trazida a pé, de Caxias do Sul a Caravaggio.
Em 1890, um templo de alvenaria foi inaugurado; e em 26 de maio de 1921, foi elevado à categoria de “Santuário”. Hoje é conhecido como “Santuário antigo”. Em 1959, Nossa Senhora de Caravaggio foi declarada pela Santa Sé padroeira da Diocese de Caxias do Sul.
A construção do atual Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio durou dezoito anos (1945-1963). Imponente, em estilo romano e com capacidade para acolher duas mil pessoas, hoje revela-se pequeno diante da quantidade de devotos que acorrem à Nossa Senhora de Caravaggio.