Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
23/09/2021 Secretaria de Saúde e Assistência Social
COMPARTILHAR NOTÍCIA

MUTIRÃO CONTRA A DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Ipê, convoca a população ipeense para fazer a ação de limpeza de suas residências antes da chegada do verão, período mais intenso e propício para proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Importante salientar que entre os meses de novembro a maio, temos o considerado período (sazonal), período do qual o Aedes se reproduz com muita facilidade. Também é válido reforçar que após a fêmea deposita seus ovos, os mesmos resistem em torno de 1 ano, independente da temperatura do ambiente.

É mito pensar que os ovos morrem com o frio intenso!

O Ciclo de reprodução do mosquito é de 7 a 10 dias, nesse período o mosquito se transforma em adulto, por isso a importância de não deixarmos água parada mais de 7 dias em ambiente aberto ou com vedação inadequada, facilitando a entrada do mosquito para que ele deposite seus ovos.

Geralmente a Fêmea do Aedes deposita em média 200 ovos e espalha eles por diversos recipientes da casa que tenham água parada, com a intensão de garantir a sobrevivência de sua espécie.

Porém, podemos interromper o ciclo e a proliferação do Aedes, basta adquirimos pequenos hábitos diários e nos preparemos antes da chegada do verão.

Seguem algumas orientações:
- Limpar as cisternas, escovando-as bem na parte interna com água sanitária e sabão, depois da higienização depositar um quantia de água sanitária no recipiente e por final telar, bem como fechar todos os orifícios que possam facilitar a entrada do mosquito;
- Eliminar potes, entulhos, garrafas com gargalho para cima, tampas e todos os objetos que possam acumular água em seu pátio;
- Revisar os pratos dos vasos das plantas;
- Higienizar os recipientes de água dos animais;
- Higienizar as calhas.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé