06/12/2021 Secretaria de Educação e Cultura

MUSEU EM NOVO ESPAÇO

Preservando a memória: O Museu Histórico de Ipê ganha um espaço próprio

O Museu Histórico de Ipê, inaugurado em dezembro de 2012, precisou mudar para diferentes espaços ao longo desses anos.

As peças, que foram doadas e/ou emprestadas por pessoas da comunidade, sofreram desgastes a cada nova mudança.

Mas agora, o Museu recebe um espaço próprio, seguro e estável para que possa desenvolver plenamente seus objetivos, de coletar, documentar e preservar a História do Município de Ipê.

Nos dias 16 e 17 de novembro, houve a transferência do acervo para uma das salas que abrigará o Museu, no antigo prédio do Seminário, agora pertencente ao Município.

Para que a mudança ocorresse de forma mais segura, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura se empenhou para que o espaço passasse por reformas (pintura, troca de parte do piso e de algumas janelas).

Contamos com a fundamental ajuda dos servidores da Secretaria Municipal de Obras e dos estudantes do Núcleo de preservação do Museu formado por estudantes da escola Leonel de Moura Brizola e coordenado pela professora Cristiane dos Anjos Parisoto.

​Nos próximos meses as peças receberão higienização, catalogação, placas de identificação e serão organizadas para a exposição de inauguração, que está prevista para a segunda semana de maio de 2022, data que celebra o Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio.