Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
03/12/2019
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Município de Ipê desenvolve oficinas com famílias em situação de vulnerabilidade social

Em novembro as famílias participaram da construção de uma horta comunitária...

Desde 2017 a Administração Municipal de Ipê, através do CRAS, desenvolve diversas ações e oficinas para as famílias do município que estão em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é instrumentalizar estas famílias para superarem a condição vivenciada por elas. Atualmente em torno de 11 famílias participam dos encontros mensais.
Uma das oficinas oferecidas é a de segurança alimentar e nutricional, disponibilizada para as famílias que solicitam o benefício da cesta básica. O grupo já aprendeu sobre produção de pães, massas, bolos, grostolis, trufas, sabão em barra e sabão líquido. As oficinas são acompanhas também pela nutricionista do município, Aline Longo, e a extensionista da EMATER/ASCAR, Derliane Congo.
No encontro de novembro as famílias foram convidadas a construírem uma horta comunitária junto ao Seminário Seráfico Nossa Senhora de Fátima, onde efetuaram o plantio de verduras e legumes através de mudas e sementes. O objetivo é estimular o plantio do próprio alimento de forma orgânica, uma alimentação saudável e até mesmo a convivência familiar e comunitária. No encontro de dezembro que acontece no dia 18 serão plantadas ervas medicinais e temperos.
Os alimentos que serão colhidos da horta serão compartilhados entre as famílias que participam do grupo e utilizados em uma próxima oficina de receitas saudáveis e de aproveitamento de alimentos.
Segundo a assiste social, Roberta Tondello, essa iniciativa visa dar autonomia as famílias para que superem a condição de vulnerabilidade, além de produzirem seus alimentos, também servem como complemento de renda.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé