01/04/2016

MUNICÍPIO ADERE AO PROGRAMA UNIÃO FAZ A VIDA

O município de Ipê é o sétimo a aderir ao projeto, que não tem custos para a prefeitura, pois é realizado através dos professores e alunos da rede municipal de ensino, podendo também, as escolas estaduais aderirem ao programa....

Foi assinado na tarde de ontem (30), o contrato de parceria entre a prefeitura de Ipê e a Cooperativa Sicredi para viabilizar o Programa União Faz a Vida. O programa tem objetivo de vivenciar e construir valores de cidadania e de práticas de educação cooperativa em âmbito escolar. O município de Ipê é o sétimo a aderir ao projeto, que não tem custos para a prefeitura, pois é realizado através dos professores e alunos da rede municipal de ensino, podendo também, as escolas estaduais aderirem ao programa. Estavam presentes na assinatura do contrato, o prefeito Valério Marcon, a Secretária de Educação de Ipê, Stela Slongo Zanotto, a gerente do Sicredi de Ipê, Marinez Borges de Oliveira Fabro e o Presidente do Sicredi Ibiraiaras, Sadi Bento Rigotti.
   Através de uma metodologia própria, o programa trabalha a pedagogia de projetos, fazendo do aluno o protagonista do trabalho. Ou seja, o aluno, dentro da sala de aula, com o seu professor, vai olhar para o entorno da escola e analisar o que ele precisa trabalhar para melhorar a comunidade escolar.
   Para acompanhar os trabalhos, os professores recebem assessoria pedagógica da Faculdade Ideal, de Getúlio Vargas e do Sicredi, além de um coordenador no município para orientar as escolas.
   Cada escola ou cada turma poderá elaborar seu projeto, que pode ser de qualquer tema e de interesse dos alunos. Podendo ser de leitura, reciclagem de lixo, ambientais, de sustentabilidade, de produção rural, cidadania, em fim, o tema que a classe ou aluno demonstrarem interesse.

Fonte: Ronei Marcilio