Paciente foi acompanhada pela Secretaria de Saúde e Assistência Social do município
A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Ipê comemorou nesta quinta-feira, 28, o transplante de coração da senhora Sueli Rigo Matana de 63 anos, moradora da Vila Segredo, interior de Ipê. Sueli esteve em acompanhamento e atendimento da secretaria por um bom tempo até conseguir o transplante que ocorreu no Instituto do Coração em Porto Alegre.
Na terça-feira, 26, dia de Nossa Senhora de Caravaggio, a ambulância levou Sueli para Porto Alegre, como em outras oportunidades, pois não estava bem. A paciente precisou ficar internada pela gravidade da sua insuficiência cardíaca. Como Sueli já estava na lista de espera de transplantes, a família foi chamada que um coração estava disponível.
O coração veio de Santa Catarina por helicóptero e quando chegou em Porto Alegre foi escoltado pela polícia para chegar a tempo no hospital que Sueli estava internada.
A cirurgia durou 12 horas e segundo seu filho, ela está na UTI estável e passou a noite sem oxigênio, conversando um pouco com os médicos.
A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Ipê informou que este foi o primeiro transplante de coração de um munícipe e continuará oferecendo toda assistência a esta moradora pós transplante.