‘Março Marinho‘: conheça a campanha de prevenção contra o câncer colorretal
Com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer que acomete o intestino grosso (ou cólon) e o reto (a parte final do intestino) a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Ipê desenvolve neste mês o Março Azul Marinho....
Com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer que acomete o intestino grosso (ou cólon) e o reto (a parte final do intestino) a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Ipê desenvolve neste mês o Março Azul Marinho - mês dedicado a prevenção e conscientização sobre o câncer colorretal.
Esta ação tem o intuito de educar, informar e divulgar à população por meio de distribuição de folders nos domicílios sobre prevenção, fatores de risco, rastreamento e tratamento.
Cada dia mais comum e bastante agressivo quando diagnosticado tardiamente, o câncer colorretal é, atualmente, um tipo de tumor em crescimento no País. São mais de 35 mil casos por ano.
Cabe salientar, que alguns fatores externos podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como: Consumo de carne vermelha e processada; Sedentarismo; Ingestão abusiva de álcool; Tabagismo; Sobrepeso e obesidade.
Ainda de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as regiões Sul e Sudeste do Brasil apresentam as maiores incidências do câncer colorretal, muito provavelmente, devido à urbanização e a adoção de hábitos alimentares de países desenvolvidos.
O Câncer de Cólon (Colorretal), ao ser detectado precocemente, é totalmente tratável e na grande maioria das vezes curável.