06/09/2022 Secretaria da Fazenda

LDO 2023

O Município de Ipê, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, na data de ontem, dia 30 de agosto de 2022, às 14 horas, realizou audiência pública para apresentação de proposta de LDO-2023 LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS.

A condução dos trabalhos coube a Secretária da Fazenda Janaina Teixeira Socca e fizeram-se presentes o Prefeito Municipal Cassiano Caon, o vice-Prefeito, José Mário Grazziottin, o Secretário da Câmara de Vereadores de Ipê Sr. Valdir Bueno, vereadores, secretários municipais, servidores e munícipes.
Foram expostos os objetivos da LDO, sendo estes:
• Estabelecer diretrizes, metas e prioridades da administração;
• Orientar a elaboração da proposta orçamentária;
• Compatibilizar as políticas, objetivos e metas previamente estabelecidas no PPA;
• Adequação entre receitas e despesas.
Assim a Administração fixa o montante de recursos que pretende economizar, traça regras, vedações e limitações para despesas, equilibra as receitas e despesas e indica prioridades para o ano de 2023.
A Secretária também apresentou as ações da Secretaria da Fazenda, sendo entre elas, o programa de REFIS realizado no ano de 2021, a adesão ao Programa Nota Fiscal Gaúcha com premiações mensais, a parceria com o SEBRAE para abertura de novas empresas no Município, o Programa de controle das notas fiscais oriundas da produção agrícola (compra e venda) através de sistema próprio (semelhante ao SITAGRO – que é o sistema do Estado entre outras.