Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
31/01/2023 Secretaria de Saúde e Assistência Social
COMPARTILHAR NOTÍCIA

JANEIRO BRANCO, a vida pede equilíbrio!

O município de Ipê instituiu em 2017, através da Lei Municipal Nº 1.658, a Campanha De Estímulo Ao Cuidado da Saúde Mental e Bem-Estar, denominada “Janeiro Branco”.

O objetivo é sensibilizar a população quanto à importância da prevenção ao suicídio, depressão e ansiedade, além de fazer com que a população reflita sobre sua saúde mental e emocional, condições emocionais, qualidade de vida e a qualidade emocional de suas relações.
Estar mentalmente saudável é o estado de bem-estar físico e social no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade.
No entanto, as situações do cotidiano mostram que cada vez menos estamos conseguindo levar a vida dessa forma: sobrecarga, estresse, crise de ansiedade, pânico, aumento dos casos de violência, uso de drogas, suicídio, intolerâncias, entre outros.
A campanha Janeiro Branco usa o mês em que tradicionalmente as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano para instigar nelas um maior cuidado com o seu bem-estar psíquico.
Saúde mental e bem-estar são fundamentais para nossa capacidade coletiva e individual, como seres humanos, para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e ganhar e aproveitar a vida. Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida.
O principal sinal de alerta é quando percebemos que, por algum motivo não estamos nos sentindo bem. Muitas vezes somos consumidos por estresse, tristeza, dificuldade nas relações, desânimo e termos consciência destas situações e procurarmos ajuda pode nos fazer sentir melhor e a descobrir como lidar com tais dificuldades. Muitas vezes, precisamos de ajuda especializada para nos enriquecer como pessoa, nos ajudar a lidar melhor com os outros, com o mundo e principalmente com nós mesmos.
o importante é ter discernimento e buscar apoio psicológico.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé