Ipê pode encaminhar pacientes de cirurgias de alta complexidade para Farroupilha
Termo de compromisso possibilita a retomada das cirurgias eletivas de alta complexidade em traumato-ortopedia no Hospital Beneficente São Carlos, de Farroupilha...
Na quinta-feira passada, (30/05), a Secretária de Saúde e Assistência Social de Ipê, Rosa Maria Camatti Guerra, participou em Bento Gonçalves da assinatura termo de compromisso que possibilita a retomada das cirurgias eletivas de alta complexidade em traumato-ortopedia no Hospital Beneficente São Carlos, de Farroupilha para pacientes de 34 municípios da Serra, incluindo Ipê.
A Secretária Rosa testemunhou a assinatura do termo de compromisso e a seriedade com o que foi tratado o assunto. "Sabemos que a nossa região não tem referência em Alta Complexidade, nossos pacientes vão a consulta de traumato-ortopedia e voltam com indicação de cirurgia e nós ficamos sem referência pois Caxias do Sul não nos atende, e agora estamos dando um passo a frente” - comemorou a secretária.
A Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, salientou que o documento oficializa o credenciamento da instituição junto ao Ministério da Saúde e credencia o hospital de Farroupilha para que o serviço passa ser oferecido. Com a habilitação de um total de oito leitos, o São Carlos poderá fazer cerca de 16,5 mil procedimentos por ano. O financiamento será tripartite, com contrapartida da União, do Estado e dos municípios. Está previsto um remanejo da ordem de R$ 1,6 milhão anuais do financiamento MAC (Média e Alta Complexidade) de Caxias do Sul para Farroupilha para a realização dos procedimentos cirúrgicos e das consultas de traumato-ortopedia.
Um levantamento da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) aponta que aproximadamente 3 mil pacientes estão na fila de espera.
Foto: Marcelo Ermel