30/05/2017

IPÊ PARTICIPA DO DIA DO DESAFIO

O DESAFIO consiste em que, pelo menos por 15 minutos, as pessoas parem as suas atividades diárias e façam alguma atividade física, artística ou cultural....

Acontece neste dia 31 de maio, em Ipê, bem como em muitas outras cidades do mundo, O DIA DO DESAFIO. O DESAFIO consiste em que, pelo menos por 15 minutos, as pessoas parem as suas atividades diárias e façam alguma atividade física, artística ou cultural.
    Neste dia, pessoas, entidades, escolas, empresas e particulares de todo o mundo fazem atividades diversas, artísticas, culturais, mas principalmente físicas ou esportivas, em ambientes externos ou internos, com a finalidade principal de cuidar da saúde coletiva ou individual, bem como, melhorar ambientes de trabalho, tornando-os mais aconchegantes e produtivos.
     Este evento começou no Canadá, em um pequeno Município, onde as autoridades perceberam que, devido ao frio muito intenso, as pessoas trancavam-se em suas casas, não se movimentavam muito, prejudicando assim a saúde e gastando altas quantias em calefação. Percebendo isto, o Prefeito da cidade desafiou as pessoas a saírem de suas casas e de seus trabalhos e fazerem algum tempo de exercícios físicos, para se aquecerem. O desafio foi aceito por muitas pessoas e percebeu-se que com este hábito as pessoas tornaram-se mais alegres, dispostas, com melhor saúde e com grande diminuição de despesas com combustível para aquecimento das casas.
   Outras cidades seguiram o exemplo e, com o tempo, esta prática alcançou muitos países em todos os continentes.
   Assim sendo, O DIA DO DESAFIO, é uma atividade que se recomenda a todas as pessoas, para que se torne um hábito saudável, melhorando assim a saúde individual e também os ambientes onde vivem e trabalham as pessoas.
   Cada cidade compete com outras cidades parecidas, com o sentido de incentivar a participação de todos. Algumas cidades impõem-se desafios a si próprias, para avaliar como as pessoas da cidade reagem ao desafio e que resultado alcançam. O município de Ipê compete, em 2017, com a cidade de Junín, na Cundinamarca, Colômbia.
   Convidamos a comunidade para participar deste DESAFIO, fazendo alguma atividade física, artística ou cultural e, após a realização, comunicar a Secretaria de Turismo, Desporto e Lazer (99949-8497) para que seja computada a participação. As Unidades Básicas de Saúde irão realizar atividades das 13h às 13h15min, e quem tiver interesse, pode participar.