28/05/2019

Ipê investe em tecnologia para atender a população

Município adquiriu tablets para os agentes de saúde...

Nesta segunda-feira (27/05), a Prefeitura de Ipê, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social realizou a entrega de 21 tablets para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. O dispositivo visa dar mais agilidade na coleta de dados junto a população pelos profissionais de saúde. Também foram beneficiadas com os equipamentos as Enfermeiras da Estratégia da Saúde da Família, da Atenção Básica e dá Vigilância em Saúde.
A entrega foi realizada pelo Prefeito Municipal, Valério Ernesto Marcon, que enfatizou a importância dos equipamentos para a gestão da saúde, além de ser um anseio dos profissionais. O investimento foi de R$ 52,5 mil.
A Secretaria de Saúde, Rosa Camatti Guerra, ressaltou que o uso dos tablets auxiliará na orientação e divulgação de informações para as famílias.
O próximo passo é a capacitação dos agentes e das enfermeiras para o uso do programa e das suas funcionalidades.
Como funciona
Os equipamentos contêm o sistema da Atenção Básica, que será alimentado pelos ACS durante as visitas. Até então, os agentes preenchiam manualmente as planilhas e, depois, lançavam os dados no sistema. Agora, como os dados serão preenchidos e lançados apenas uma vez, a produtividade será aumentada, assim como a qualidade do atendimento, uma vez que os agentes e enfermeiros terão mais informações sobre o histórico dos pacientes.
Outro fator relevante da informatização dos dados é a possibilidade de monitoramento do desempenho dos agentes.