Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
30/07/2015
COMPARTILHAR NOTÍCIA

GRUPO DE TABAGISMO PARA PARAR DE FUMAR

O grupo de tabagismo é muito importante para quem deseja parar de fumar, pois nele encontra-se apoio para conseguir efetivar a parada....

   O tabagismo é considerado uma doença, pois ele torna o usuário dependente da Nicotina. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas. Esta dependência além de física é comportamental e psicológica. Pode causar aproximadamente 50 doenças, muitas delas incapacitantes e fatais, como o câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas.
   O grupo de tabagismo é muito importante para quem deseja parar de fumar, pois nele encontra-se apoio para conseguir efetivar a parada. Ele emprega uma abordagem em roda onde cada um ajuda e motiva o outro, podendo contar também com o auxílio medicamentoso. Para o êxito da parada de fumar é preconizado: uma reunião semanal para acompanhamento dos primeiros dias sem fumar até completar um mês; após uma reunião quinzenal até completar outro mês e após, a manutenção será de uma reunião mensal até completar um ano. No grupo encontra-se uma equipe multiprofissional, entre eles: Enfermagem, Médico, Dentista, Auxiliar de Saúde bucal e Psicóloga que dão suporte para esta parada.
   A cessação de fumar traz muitos benefícios ao indivíduo. Porém algum desses pode demorar alguns anos para ser 100%. A curto prazo percebe-se: melhora do fôlego ao caminhar, correr e subir escadas; melhora as crises de tosses; a aparência da pele; a comida fica mais saborosa, pois as papilas gustativas da língua voltam ao estado normal; melhora o olfato, a pessoa sente os perfumes, cheiro das frutas e comidas; melhora a circulação sanguínea, pois o sangue está mais puro, tem mais oxigênio; melhora o hálito; e a longo prazo os riscos de ter um câncer se igualam a uma pessoa que nunca fumou. Por exemplo: risco de acidente vascular cerebral se iguala após 5 anos e câncer de pulmão após 20 anos.
   Por isso, quanto antes a pessoa deixar de fumar mais benefícios ela terá na sua vida! Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e informe-se sobre o grupo de tabagismo. Boa sorte!!!

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé