Nesta sexta (07), finalizando as atividades da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a distribuição de mudas de flores e árvores nativas durante a Feira.
Em 19 de maio de 2010, Ipê recebeu o título de Capital Nacional da Agricultura Ecológica. Tal título foi concedido, pois Ipê foi pioneiro na construção da proposta agroecológica na Serra Gaúcha.
O principal objetivo desde então é demonstrar a viabilidade técnica e econômica da Agricultura l Ecológica, mediante o emprego de tecnologias alternativas norteadas pela filosofia da preservação ambiental e da justiça social Além disso, a presença de tais projetos frutificou na forma de diversas Associações de Agricultores Ecologistas que se caracterizam pela prática da agricultura ecológica, e por estarem organizados em pequenos grupos, pela industrialização artesanal de seus produtos além de buscarem canais alternativos para a comercialização de sua produção.
Como forma de valorização e divulgação da produção de alimentos mais saudáveis, foi criado um espaço junto à Prefeitura Municipal de Ipê para a comercialização dos produtos da Agricultura Ecológica municipal, A Feira Ecológica como é conhecida, possibilita aos consumidores a oportunidade de realizar a compra de alimentos orgânicos, diretamente dos agricultores.
As opções são diversas e a qualidade incomparável.
A Feira Ecológica ocorre todas às sextas feiras, das 14h30min às 18h.