Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
09/11/2016
COMPARTILHAR NOTÍCIA

ESTUDANTES DE IPÊ PREMIADAS EM ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

A aluna Bruna Colombo Ziliotto obteve nota 9,6 e pela primeira vez recebeu medalha de ouro. Além desta medalha, a escola também recebeu bronze com a aluna Jaqueline Peretti Dal‘Acua. Notas das estudantes ficaram entre as melhores do país....

   Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola Plácido Damiani, de Ipê, teve estudantes que ficaram entre as melhores notas do Brasil na XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA. A Olimpíada é organizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Nas edições anteriores a escola já havia sido premiada com medalhas de prata e bronze. Na escola, a preparação dos alunos para a prova da OBA é realizada pelo professor de Ciências, Maico Parisoto.

   Na edição, participaram da Olimpíada 744.107 alunos de 7.915 escolas, sendo que destes, apenas 14.145 atingiram notas que levaram medalha de ouro. A aluna Bruna Colombo Ziliotto obteve nota 9,6 e pela primeira vez recebeu medalha de ouro. Além desta medalha, a escola também recebeu bronze com a aluna Jaqueline Peretti Dal‘Acua.

   Bruna tem 14 anos e é aluna do 8º ano e Jaqueline tem 16 anos e frequenta o 7º ano da escola. As estudantes receberam as medalhas das mãos do Prefeito de Ipê, Valério Marcon, na última quinta-feira (03).

   A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira - SAB. A partir de 2005 a Agência Espacial Brasileira - AEB passou também a participar da organização, a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. E atualmente a Furnas também delega a comissão organizadora. A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio.

   A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado.

   Este ano, as provas foram realizadas no dia 13 de maio.

Fonte: Ronei Marcilio (Jornalista-Reg. Nº 17.967/RS MTE) – Grupo Solaris de Comunicação

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé