Tudo começou no Congresso Sul-Americano da Criança, sediado no Rio de Janeiro, que na época era a capital federal, em 12 de outubro de 1923.
O Dia das Crianças estava prestes a nascer. E foi um político de Nova Friburgo, Galdino do Valle Filho, que instituiu a lei no Brasil, criando o dia nacional em comemoração aos pequenos.
O Congresso Sul-Americano foi um evento que reuniu políticos de vários países em um encontro com estudiosos sobre a infância. Foram discutidas pautas sobre questões educacionais, de desenvolvimento e alimentares. E na época, o tema gerou grande repercussão.
Ao notar o impacto do congresso e as discussões sobre o assunto, Galdino do Valle Filho, que tinha acabado de ser eleito deputado federal, propôs uma lei, em 1924, instituindo o dia 12 de outubro como Dia das Crianças no Brasil. O então presidente da República Arthur Bernardes sancionou o Decreto 4.867, tornando oficial a data.
Desde 1930, Nossa Senhora Aparecida é oficialmente a padroeira do país, após um decreto papal. Porém, só em 1980, quando o papa João Paulo II esteve no Brasil, que o então presidente João Figueiredo declarou feriado nacional no dia 12 de outubro.