03/11/2023 Secretaria de Saúde e Assistência Social

CUIDADO COM A DENGUE NOS CEMITÉRIOS

A Vigilância em Saúde orienta sobre os cuidados com a dengue nos Cemitérios.

O Dia de Finados é o dia de prestar homenagens aos que já faleceram.
Por conta disso, a Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com a Agente de Combate à Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) orientam a população sobre os cuidados que devemos ter ao deixarmos as flores para os entes queridos nos cemitérios.
Essa ação objetiva evitar depósitos que possam acumular água e, assim, contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya.
Temos encontrado muitos potes e flores com papel celofane nos túmulos sem furos e retendo água.
Seguem abaixo algumas orientações para que se possibilite enfeitar os túmulos sem riscos a população e dessa forma dificultar a reprodução do mosquito Aedes Aegypti.
- Não deixar potes, pratos ou vasos sem furos ou qualquer recipiente que possa reter água, mesmo em locais cobertos.
- Furar o papel celofane envolto nos arranjos das flores na parte inferior do pote, para que a água possa escorrer ou o embrulho de celofane dos buquês ou vasos;
- Optar por vasos de flores que tenham furos na parte inferior e não colocar pote embaixo;
- Flores naturais devem estar em contato direto com a areia.
- Ter o hábito de higienizar os túmulos com frequência.
A Prefeitura de Ipê vem reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti durante todo o ano. A ACE juntamente com os ACS fazem vistorias na cidade constantemente, sendo que logo após o Dia de Finados é realizado também um a ação de vistoria estratégica no cemitério onde estão autorizados a retirar os vasos das sepulturas que não estiverem de acordo com as orientações acima. Então para evitar transtornos, pedimos que a população siga colaborando, e juntos vamos continuar combatendo o mosquito Aedes aegypti.
Com pequenos hábitos e conscientização podemos eliminar o mosquito do nosso município.
#Juntos somos mais que um mosquito.
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde / (54) 3233 1196