CRAS de Ipê desenvolverá ações na Vila Segredo e na Vila São Paulo
O objetivo é aproximar o CRAS de quem reside no interior do município...
Fruto de um planejamento que teve como base o diagnóstico socioassistencial do município de Ipê ainda no ano de 2018, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, por meio de sua equipe e apoiado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social, realizará neste ano de 2019 as Ações Comunitárias de Assistência Social nas comunidades de Vila Segredo e Vila São Paulo. Como parte desta iniciativa, estão previstas as ações de atualização e cadastramento novo do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, Oficinas de Informações sobre a Assistência Social e do Programa Bolsa Família, Acolhimento Coletivo e Individual e Banca de Informações.
No dia 13 de março, esta ação será realizada no Salão Paroquial da Vila Segredo, às 09h e às 13h30min. Já no dia 14, a ação será realizada no Salão Paroquial da Vila São Paulo, também às 9h e às 13h30min. O objetivo principal é aproximar o CRAS e seus serviços da comunidade que reside no interior do município e que, muitas vezes, encontra dificuldades para acessar a Política de Assistência Social que tem sua sede no centro da cidade.
Com a intenção de buscar maior efetividade, a equipe de Assistência Social buscou uma articulação com as equipes de Saúde, principalmente dos Agentes Comunitários de Saúde, capaz de fazer chegar as informações ao maior número de pessoas possível e, desta forma, conseguir uma sensibilização à participação. É sabido por experiências anteriores que esta parceria com a equipe de Agentes de Saúde é determinante para o sucesso da realização destas ações.
Desta forma, a Política de Assistência Social do Município, coordenada pelo seu Departamento de Assistência Social, além de cumprir com suas diretrizes nacionais de execução dos serviços socioassistenciais, busca provocar e fortalecer a inauguração de um trabalho que seja efetivamente intersetorial de políticas públicas em prol dos seus usuários.