Nos últimos dias observou-se um aumento no número de casos positivos para covid-19, bem como um aumento nos casos de internação na macrorregião de saúde.
Diante da atual situação epidemiológica e aproximação dos eventos festivos de final de ano, a Secretaria de Saúde reforça a recomendação das medidas não farmacológicas de prevenção e controle como:
Uso de máscaras em locais sem ventilação e em estabelecimentos de saúde, como as unidades básicas de saúde, hospitais de referência, farmácias e laboratórios, especialmente pela maior circulação de pessoas com suspeita ou confirmação de covid-19 nesses ambientes.
Esta recomendação se estende principalmente às pessoas com comorbidades, gestantes, idosos, pessoas com sintomas gripais;
Uso de máscaras para as pessoas que tiveram contato com casos confirmados de covid-19;
Higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão;
Para as confraternizações prefira ambientes abertos e bem ventilados;
Pessoas que apresentarem sintomas gripais devem procurar um serviço de saúde para realizar a testagem para covid-19 que deve ser feita entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas.
Além destes cuidados ressalta a orientação para que a população não vacinada ou que esteja com doses em atraso procure os postos de saúde para completar o esquema vacinal.