08/08/2019

Confira como foi a Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Evento reuniu mais de 60 pessoas para debaterem sobre o tema...

Nesta quarta-feira, (07/0), foi realizada a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do município de Ipê, na sala de eventos do CRAS. Na pauta do evento foi realizado uma contextualização histórica da SAN em Ipê, ministrada pela engenheira agrônoma Maria José Guazelli, que explicou desde a chegada dos imigrantes à cidade até os dias atuais, com um enfoque especial para a agroecologia do município. Após, a nutricionista Aline Longo, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, apresentou as atividades de SAN que são desenvolvidas no município. Por fim, o engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo foi convidado a falar sobre o tema da conferência "SAN: pela vida saudável e contra a fome e a miséria".
Após o intervalo, onde foram oferecidos alimentos agroecológicos, doados pela Cooperativa Econativa, ocorreram os trabalhos em grupos, de onde saíram propostas sobre SAN que a comunidade tem interesse que se realizem a nível municipal, e que serão levadas para a conferência estadual através dos representantes municipais que foram escolhidos através de votação.
A conferência foi promovida pelo Comitê Técnico de Segurança Alimentar do Município de Ipê, que é compostos de pela Prefeitura Municipal de Ipê (Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e CRAS) e sociedade civil (EMATER, SINTRAF, Econativa e Centro Ecológico), e contou com o apoio do CONSEA, UFRGS, PGDR, OBSSAN E CODETER CCS.