Dia 25 de julho, acontecerá o ato de abertura da Casa do Artesão no município de Ipê. O evento terá início às 15h, e contará com exposição de produtos confeccionados pelos artesãos do município....
No sábado, dia 25 de julho, acontecerá o ato de abertura da Casa do Artesão no município de Ipê. O evento terá início às 15h, e contará com exposição de produtos confeccionados pelos artesãos do município. A Casa do Artesão ficará aberta ao público na parte da tarde, de segunda à sexta-feira, no horário das 13h e 30min às 17h, e está situada na Rua Borges de Medeiros, nº 381 próximo a Padaria Rigo.
A Casa do Artesão, com realização dos artesãos do Município de Ipê, Secretaria de Turismo, Desporto e Lazer, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e EMATER, foi formada para se tornar um importante espaço de qualificação e promoção do artesanato da cidade de Ipê. Além do mais, o projeto busca incentivar a preservação do artesanato local e, visa despertar nas crianças e jovens o interesse em aprender e praticar arte, através dos cursos e oficinas gratuitas que serão realizados na casa do artesão.
Na área interna, além da exposição de artesanato das diversas técnicas e das oficinas e cursos, o espaço contará com uma sala de leitura, um lugar para aumentar o interesse pelos livros, para investigar, estudar. A implantação da sala de leitura tem como objetivos proporcionar à comunidade em geral livre acesso às obras literárias e estimular a comunidade ipeense a adotar gosto pela leitura.
Já na área externa, o espaço contará com um relógio do corpo humano, na qual se refere à construção de horto de plantas medicinais em forma de relógio, onde cada hora representa uma parte correspondente a um órgão do corpo humano. Em cada parte, são cultivadas as plantas medicinais de uso referendado pela ciência e que auxiliam nos transtornos de saúde do órgão representado. A implantação do Relógio do Corpo Humano junto à Casa do Artesão, didaticamente, serve de suporte para novos conhecimentos, facilita o acesso da comunidade e promove a qualificação acerca do modo de cultivo, preparo e consumo.
Desta forma, as atividades desenvolvidas na Casa do Artesão visam influenciar positivamente o envolvimento da comunidade nas questões relacionadas ao artesanato, leitura e plantas medicinais. Assim como, colaborar para a construção de comunidade mais justa e informada, oferecendo esse ambiente à comunidade em geral.
Algumas atividades relacionadas ao projeto já se iniciaram. Um grupo de artesãs do município de Ipê realizou no dia 05 de julho, domingo, uma visita à Feira de Inverno de Artesanato de Vacaria. O grupo, representando a Casa do Artesão de Ipê, prestigiou o evento realizado no Mercado Público de Vacaria. Na oportunidade as artesãs conheceram as diversas técnicas desenvolvidas naquela cidade.
Outra atividade realizada pelo grupo que compõe a Casa do Artesão foi a feira de artesanato que ocorreu no Clube Ideal, no dia 15 de Julho na ocasião que acontecia a XVI Jornada da Viticultura Gaúcha em Ipê. Na oportunidade os artesãos puderam mostrar o seu trabalho para o grupo de visitantes que participou do evento.
Os primeiros cursos a serem oferecidos será o de tricô feito à mão, que se iniciará já no dia 22 de julho. Das 15h às 16h será oferecido o curso de iniciação básica e das 16h às 17h de tranças e jacquard. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na Casa do Artesão, onde as aulas serão ministradas e no dia de início dos cursos. Maiores informações dos cursos podem ser obtidas pelo fone 3233-1096 com Ana.