10/12/2019

Capacitação para merendeiras do município

Elas aprenderam preparos com PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais)

Você já pensou em fazer um risoto com “ervas daninhas”? Quem sabe um bolo?
PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) é o termo correto para identificar plantas que possuem partes comestíveis, espontâneas ou cultivadas, nativas ou exóticas que não estão incluídas em nossa alimentação habitual.
No último sábado, 07, foi realizada uma capacitação com PANCS para as merendeiras e auxiliares de serviços gerais das escolas municipais de Ipê, coordenada pela nutricionista da SMEC, Aline Longo, e pela extensionista da EMATER, Derliane Cogo, visto que as PANCS são muito nutritivas, baratas e não demandam grandes cuidados, além de serem lindas!
A beldroega, por exemplo, possui ômega 3, betacaroteno e vitamina C. A ora-pro-nóbis tem vitamina A, B, C, cálcio, fósforo e ferro. Já a capuchinha, é rica em vitamina C, antocianina, carotenoide e flavonoides.
Abaixo, veja fotos das receitas realizadas.
Risoto de capuchinha
Suco e omelete de ora-pro-nobis
Bolo de cenoura com beldroega