29/01/2016

ATRAÇÕES DA FESTIPÊ EM ANDAMENTO

Cinema para Todos e construção do Memorial Cavaleiro Moisé são atividades que integram a programação da 2ª Festipê que acontece de 08 a 17 de abril....

Dia 5 de fevereiro o cinema começa, por São Valentin, a ir até o interior do município. Ação da Festipê, o Cinema Para Todos é uma realização da Secretaria de Turismo e vai percorrer as comunidades do interior com o filme A Casa Elétrica, contando a trajetória dos irmãos Leonetti que fundaram a gravadora Casa A Elétrica no ano de 1913. Nela trabalhou Moisés Mondadori que também como artista, Cavaleiro Moisé, se destacou e foi o principal artista da gravadora.
   Também em homenagem ao Cavaleiro Moisé, está sendo erguido o memorial que vai levar o nome do artista. A obra conta com a colaboração da comunidade que está doando o material para a construção em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Administração. A inauguração está marcada para o dia 10 de abril, durante a gravação do programa Vida no sul, TV Aparecida, na ‪2ª‎Festipê‬.

SOBRE O FILME

A CASA ELÉTRICA
Drama. Brasil / Argentina. 2011. 114’

O começo do século XX foi marcado pela criação do gramofone, fundamental para o florescimento da indústria fonográfica e musical no mundo inteiro. A primeira fábrica da América Latina chamava-se CASA A ELECTRICA, empresa do imigrante italiano Savério Leonetti, fundada em Porto Alegre em 1913.

Ganhador do prêmio “Dellart Cine Rivaton” no 7º Festival CineMúsica de Conservatória (RJ) – 2013

Selecionado nos festivais: 40° Festival de Cinema de Gramado, Festival do Rio 2012, 10ª Seleção de Filmes, Florianópolis Audiovisual Mercosul 2013, Festival de Cine de Medellin Colômbia 2013, FestIn Lisboa 2013, Festival de Cine Oberá Argentina 2013

Contemplado no edital de finalização “Rio Grande do Sul – Polo Audiovisual”, lançado pelo Instituto Estadual de Cinema do RS – IECINE RS / SEDAC, em 2011.

Realização: Panda Filmes
Produção: Beto Rodrigues
Direção e roteiro: Gustavo Fogaça
Elenco: Nicola Siri, Jean Pierre Noher, Carmela Paglioli, André di Mauro e Juan Arena