06/05/2023 Secretaria de Educação e Cultura

ATIVIDADES NO MUSEU HISTÓRICO DE IPÊ

MHI oferece Oficina sobre os povos indígenas para os professores das escolas municipais.

Nos dias 4, 5 e 6 de abril foi realizada a oficina sobre os povos indígenas.
O evento, que contou com a participação de professoras e professores da educação infantil e do ensino fundamental das escolas municipais Leonel de Moura Brizola, Plácido Damiani e Sonho e Fantasia, foi abordada a importância de se conhecer melhor os povos indígenas do Brasil.
Diversos temas concernentes à questão indígena foram abordados na oficina, tais como a grande variedade de povos que habitaram o território nacional e a importância que estes povos tiveram na construção das paisagens brasileiras, tais como a floresta amazônica e a mata atlântica.
Destaque foi dado aos povos indígenas do Rio Grande do Sul (Guarani, Kaingang, Laklãnõ-Xokleng e Charrua).
As três noites da oficina serviram para esclarecer diversas dúvidas do corpo docente do município de Ipê a respeito de como melhor ensinar aos seus estudantes toda a complexidade e beleza das diferentes culturas indígenas.
Além de palestra, ministrada pelo professor Orestes Jayme Mega, que é doutor em Antropologia com ênfase em Arqueologia, a oficina contou com a visitação guiada à sala dos povos originários, onde artefatos arqueológicos pertencentes aos povos Jê Meridionais, que habitaram o território ipeense por aproximadamente dois mil anos podem ser apreciados e utilizados para explicar as culturas indígenas que existiam na região antes do advento da colonização.