Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
21/03/2024 Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
COMPARTILHAR NOTÍCIA

ATENÇÃO PRODUTORES RURAIS

Este ano, a Declaração Anual de Rebanho inicia antes, no dia 15 de abril e encerra no dia 14 de junho!

A declaração é uma obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos detentores de animais.
Assim como no ano passado, a atualização cadastral conta com informações detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal.
A Declaração Anual de Rebanho conta com um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade. Formulários específicos devem ser preenchidos para cada tipo de espécie animal que seja criada no estabelecimento, como equinos, suínos, bovinos, aves, peixes, entre outros. No formulário de caracterização da propriedade, há campos como situação fundiária, atividade principal desenvolvida na propriedade e somatória das áreas totais, em hectares, com explorações pecuárias. Já os formulários específicos sobre os animais têm questões sobre finalidade da criação, tipo de exploração, classificação da propriedade, tipo de manejo, entre outros.
A Declaração é obrigatória e todos os produtores rurais devem fazer o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no link www.agricultura.rs.gov.br/declaracao sendo entregues de duas formas:
• Na primeira, o produtor comparece à Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência e informa verbalmente os dados a serem lançados.
• Na segunda opção, o produtor baixa os formulários no site da Seapi, preenche e os entrega no Escritório de Defesa Agropecuária junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
 
 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé