Ipê registra primeiro caso de dengue autóctone no município.
O município de Ipê confirmou o primeiro caso de dengue autóctone no ano de 2023.
A Vigilância Epidemiológica informa que a confirmação do caso foi por meio de exame laboratorial realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública LACEN/CEVS/SES-RS.
Trata-se de uma criança de 10 anos que apresentou sintomas no inicio do mês de maio.
A Vigilância Ambiental, através da Agente de Combate à Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, mantém o trabalho de visitas domiciliares, bem como o monitoramento dos pontos estratégicos, onde há grande probabilidade de formação de pontos de água parada, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos.
A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que a população redobre o trabalho preventivo em casa, este trabalho é coletivo e consiste na eliminação de quaisquer recipientes que podem acumular água, limpar as calhas nas residências ou prédios, garantir que caixas d’água ou cisternas de armazenamento estejam bem vedadas, entre outros.
Fique atento aos sintomas!
Se você apresentar febre alta por dois a sete dias (39 a 40 graus), dor de cabeça, dores no corpo, dor atras dos olhos, manchas vermelhas no corpo, vômitos, diarreia e náuseas procure atendimento médico e evite a automedicação, mas se precisar medicar-se antes de procurar avaliação opte pelos analgésicos simples como paracetamol e dipirona.