O desafio principal da Conferência foi traçar estratégias para que as políticas públicas de igualdade para as mulheres sejam fortalecidas em todas as unidades federativas....
Realização da 1ª Conferência Municipal de Política para as Mulheres no município de Ipê, com o tema “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres” que tem como objetivo o fortalecimento da Política Nacional para as Mulheres. O desafio principal da Conferência foi traçar estratégias para que as políticas públicas de igualdade para as mulheres sejam fortalecidas em todas as unidades federativas. Estas ações são fundamentais para impulsionar de forma definitiva, a construção de um Brasil de igualdade entre mulheres e homens.
A prática de realização de conferências faz parte do exercício político da democracia participativa, passam a contemplar diversos segmentos sociais e temas, áreas e questões postas por diferentes demandas da população.São de extrema importância no sentido de possibilitar a participação da população em escala nacional, onde elencam reivindicações e propõem estratégias de ação para a elaboração de políticas públicas junto aos governos, são momentos onde é dado voz ao povo, é a oportunidade de realmente exercer a verdadeira democracia.
A conferencia aconteu dia 17 e teve como base O Decreto Presidencial de 30 de março de 2015, publicado no Diário Oficial da União de 31/03/2015, convoca a 4ª Conferência Nacional de Política para as Mulheres e estabeleceu quatro eixos centrais de debates, que são:
I. Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios.
II. Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios.
III. Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações.
IV. Sistema Nacional de Política para as Mulheres: subsídios e recomendações.