03/05/2018

18 DE MAIO: DIA DO COMBATE AO ABUSO SEXUAL E A EXPLORAÇÃO SEXUAL

De 14 a 18 de Maio, Conselho Tutelar e CRAS, estarão em movimento pelo município para conversar com os munícipes sobre o tema, esclarecendo dúvidas e entregando panfletos informativos....

O Conselho Tutelar de Ipê junto com o CRAS – Centro de Referência e Assistência Social e com apoio da Prefeitura Municipal de Ipê, realiza Campanha de Combate ao Abuso Sexual e a Exploração Sexual tendo como principal recurso, o diálogo com os munícipes a fim de desmistificar esses dois conceitos que são combatidos em todo o Brasil no dia 18 de Maio, mas lembrado todos os dias pelas crianças Abusadas e Exploradas. Com essa didática, têm-se o propósito de divulgar para o máximo de pessoas possível sobre estes dois conceitos durante uma semana, a fim de poder promover um senso de justiça e dever para com as crianças e adolescentes. Desta forma, muitas pessoas poderão também conhecer mais sobre o tema e denunciar possível Abuso e Exploração.
      Na semana de 14 a 18 de Maio, as duas entidades, Conselho Tutelar e CRAS, estarão em movimento pelo município para conversar com o máximo de munícipes possível sobre esse tema, esclarecendo dúvidas, entregando panfletos informativos, além da distribuição de algodão doce para crianças e adultos, mantendo diálogo entre a sociedade e as equipes do CRAS e do Conselho Tutelar. No dia 14 de maio, segunda-feira, as atividades acontecerão na Praça da Matriz de São Paulino durante todo o dia. No dia 16 de maio, quarta-feira, as atividades acontecerão na Praça da Matriz de Vila Segredo também durante o dia todo. Na sede, as atividades acontecerão todo o dia na Praça da Matriz de Ipê no dia 18 de maio, sexta-feira.
      No dia 18 de Maio de 1973, uma menina de apenas oito anos foi sequestrada, violentada sexualmente e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado, e os seus agressores, nunca foram punidos. Desde então, o dia 18 de maio é utilizado como data marco para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há 45 anos, mas infelizmente situações absurdas como essa ainda se repetem.
      Abuso Sexual pode ser definido simplificadamente como o prazer sexual de um adulto com o corpo de uma criança e adolescente. A criança e adolescente por se tratar de um ser em desenvolvimento não tem como vencer o desejo sexual do adulto, que pode envolver psicologicamente, ameaçar através de palavras e prender através da força, utilizando-se assim do corpo da criança e do adolescente para SATISFAÇÃO SEXUAL. Já a Exploração Sexual trata-se da COMERCIALIZAÇÃO DO CORPO da criança e adolescente, quando o adulto paga para ter prazer sexual com crianças e adolescentes.

Faça bonito: Proteja nossas crianças!

DENUNCIE DISQUE 100